Planejamento Estratégico de Relações Institucionais e Governamentais para gerar mais impacto

As organizações mantêm relações com diversos stakeholders, como governo, entidades representativas da sociedade civil e do mercado. Assim, é imprescindível uma ação estruturada para atuar em conjunto com os poderes Executivo e Legislativo nas três esferas. Este artigo visa destacar a importância de elaborar um planejamento de RIG para cada projeto da organização.

Frequentemente, gestores e técnicos concentram-se na fase desenvolvimento, negligenciando a forma como os resultados serão comunicados aos impactados. Incorporar a dimensão de stakeholders no planejamento estratégico de RIG é fundamental para estabelecer uma maior proximidade, o que pode ser determinante para o impacto almejado.


Planejamento Estratégico de RIG


O Planejamento Estratégico de RIG é vital para qualquer organização que busca garantir sua competitividade e eficiência. Tem como objetivo fornecer clareza sobre a situação atual, direção futura e meios para se alcançar as metas estabelecidas. Assim, é preciso um diagnóstico detalhado, com análise do cenário interno e externo, diagnóstico de recursos organizacionais, pesquisas de percepção de valor e pesquisas para aferir reputação e confiança.


É necessário estabelecer objetivos e metas que agreguem valor à organização, por meio da construção de referenciais estratégicos, visão do futuro e plano de negócios. As ações planejadas devem estar alinhadas com os objetivos estratégicos, possibilitando a definição de métricas e indicadores que permitam o monitoramento contínuo do progresso e do desempenho das áreas de RIG.


Stakeholders e a sua importância para a geração de impacto


Stakeholders são grupos ou indivíduos que impactam ou são impactados pela realização dos objetivos da organização. Na visão contemporânea, stakeholders são aqueles que se autodefinem como tal, o que pode representar um desafio no mapeamento desses atores. Porém, é essencial identificá-los e priorizá-los no planejamento estratégico de RIG.


Construir e manter um bom relacionamento com os stakeholders é fundamental para a sobrevivência e o sucesso de qualquer organização. Dentre os principais stakeholders de uma instituição, podemos citar associações setoriais, clientes, comunidade local, empregados, fornecedores, governo, mídia e movimentos sociais.


É importante dedicar esforços para identificar, classificar, priorizar e engajar os stakeholders. Essa abordagem possibilita que a organização os compreenda e os envolva, levando em conta suas aspirações e necessidades desde a concepção do projeto. Para identificar os principais stakeholders, perguntas como “Quem tem interesse no projeto?” e “Quem pode contribuir para gerar impacto positivo na sociedade?” são úteis para elaborar uma lista detalhada e, posteriormente, priorizá-los em audiência primária e secundária.


Por que incorporar a dimensão stakeholders?


A incorporação dos stakeholders no planejamento estratégico contribui para a melhor compreensão dos impactos dos projetos da organização sobre esses atores. A identificação de seus interesses e o grau de alinhamento com o projeto permitem detectar oportunidades e riscos que, em primeiro momento, podem não ser claros. Além disso, construir laços de confiança com a audiência primária é essencial para soluções coletivas e inovadoras. Os stakeholders, quando incorporados adequadamente, podem se tornar defensores da imagem e reputação da organização.


Para efetivamente incorporar os stakeholders, é necessário abrir espaço para um processo de escuta ativa. O relacionamento requer comunicação bidirecional, na qual a organização fala e ouve, dá e recebe. Assim, a incorporação da dimensão de stakeholders no planejamento estratégico de RIG é essencial para garantir o sucesso e a relevância dos projetos desenvolvidos. A identificação, a classificação, a priorização e o engajamento adequados dos stakeholders contribuem para a geração de impacto positivo e alinhado com os objetivos da organização, bem como para a construção de relações duradouras e produtivas com os tomadores de decisão e com a sociedade como um todo.


Andréa Cristina Oliveira Gozetto é diretora-executiva da Gozetto e Associados Consultoria Estratégica. Patrícia Maragoni Machado de Almeida é analista de RIG Gozetto e Associados Consultoria Estratégica.



*Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.  

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