Na liderança por um futuro com zero emissão

No início deste ano, a CEO global da GM anunciou no maior evento de tecnologia do mundo, o CES, a intenção da General Motors de liderar uma transição inclusiva para um futuro de zero emissão.

Para chegar lá, compartilhamos os detalhes dos nossos planos de lançar 30 novos veículos elétricos até 2025 e investir 27 bilhões de dólares como parte do compromisso de torná-los acessíveis a todos.


Nossa intenção foi entusiasmar e inspirar a todos com a promessa de um futuro totalmente elétrico, ressignificando a mobilidade. A ideia foi mostrar como podemos fazer a transição para a emissão zero e dar um exemplo de liderança responsável em um mundo que enfrenta mudanças climáticas.


Em seguida, divulgamos nosso compromisso com um futuro de carbono neutro, em nossos produtos e operações.


O Acordo de Paris de 2015, assinado por quase 200 países, e ao qual os EUA voltaram no primeiro dia de mandato do presidente Biden, estabelece uma meta coletiva para limitar o aquecimento global para menos de 2 graus Celsius, em comparação com os níveis pré-industriais, limitando os danos resultantes das alterações climáticas. Para tal, precisaremos reduzir o impacto das emissões de carbono de todas as atividades humanas a zero até 2050.


Para a General Motors, o impacto de carbono mais significativo vem das emissões dos veículos a combustão que vendemos. É por isso que é tão importante acelerarmos em direção a um futuro focado em veículos elétricos e com zero emissão.


Mas, também, é fundamental reduzirmos as emissões de nossas operações globais – das instalações de manufatura que administramos em todo o mundo e da energia que usamos para produzir nossos veículos. Até 2035, pretendemos usar apenas energia renovável para alimentar o processo produtivo.


Com essas ações, a General Motors está se juntando a governos e empresas que globalmente trabalham para estabelecer um mundo mais seguro, mais verde e melhor. Com nossa escala e alcance, podemos incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo e causar um impacto significativo em nosso setor e na economia como um todo.


Sabemos que essa transformação será mais difícil para alguns do que para outros. Temos a responsabilidade de tornar esse processo o mais fácil possível para nossos colaboradores, parceiros, clientes, fornecedores e para as comunidades que atendemos.


Nossos funcionários trabalharam incansavelmente para trazer a General Motors até aqui e sabem melhor do que ninguém que, para muitos de nossos clientes, fazer a transição para o carro elétrico simplesmente não é possível agora. Por isso, é fundamental melhorarmos a eficiência do combustível dos veículos movidos a gasolina e diesel, dos quais muitas pessoas ainda dependem para suas famílias e seu sustento.


Nesse sentido, o incentivo para a renovação da frota já existente e é muito importante: os carros a    combustão, mais modernos, emitem bem menos gases de feito estufa do que automóveis mais antigos. Esse é o principal fator para melhora das emissões em curto prazo, enquanto trabalharmos para fazer a transição para a mobilidade elétrica.


A General Motors leva o desafio da mudança climática a sério e reconhece o papel do setor de transportes nas emissões de gases de efeito estufa. Esta é uma força motriz por trás de nossa visão de um futuro com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento.


Marina Willisch é vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social da GM América do Sul.


*Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.  


compartilhe

navegação de notícias

notícias recentes

Tags

melhores escolhas dos leitores

categorias

notícias mais populares

siga-nos