Empreendedorismo regional: oportunidades e desafios

Há quase 18 meses entrava em curso uma das maiores revoluções de todos os tempos, com o desmonte do sistema social da forma que conhecemos e definição de novas formas de viver em sociedade. A crise também trouxe inúmeras oportunidades, geradas por essas transformações.

É hora de preparo para atuar sob novas condições. Os resultados serão tão céleres quanto nossa capacidade de nos organizarmos em parcerias e atuarmos conectados, com recursos, conhecimentos e vontade de trabalhar pelo bem coletivo.


Assim, o Sebrae revigorou sua ação para garantir o fôlego necessário aos empreendedores e reforçar sua musculatura. Afinal, esses negócios representam 98% do total de empreendimentos do Brasil, são responsáveis por 55% dos empregos com carteira assinada e 30% do Produto Interno Bruto. Nesse período turbulento, criaram 70% do total dos novos empregos. A pequena empresa é, portanto, elo chave no processo de reconstrução do desenvolvimento local e regional, por gerar empregos, renda e divisas.


Expandimos nossas ações de orientação – agora atuamos 24 horas por dia, sete dias, de capacitação - com criação de centenas de milhares de vagas gratuitas em cursos, oficinas, e de acesso à inovação, tecnologia, crédito e novos mercados – em especial no mundo digital. Aprovamos recentemente investimentos na ordem de R$200 milhões para fomentar o desenvolvimento e fortalecimento de startups e incentivos à tecnologia.


Nossa missão vai além: precisamos garantir que o ambiente de negócios saudável e pró-empreendedorismo se consolide, permitindo a atuação sem amarras.


A estratégia que utilizamos para a retomada foi a de expandir e consolidar uma rede de parceiros locais, regionais e estaduais, a fim de garantir que recursos valiosos cheguem em tempo hábil para apoiar esses empreendimentos. Dentro da Articulação Regional, cujo objetivo é conectar uma rede de agentes regionais com foco na implementação de políticas públicas promotoras do desenvolvimento local, percorremos 28 regiões do estado de São Paulo, reunindo cerca de 2 mil gestores públicos e sociedade civil organizada. Nos encontros foram apresentados mapeamentos técnicos das regiões, baseados nos pilares da inclusão produtiva, desburocratização, compras públicas e governança, levantadas demandas e construídos colaborativamente planos de ação de políticas públicas regionais.


Entre os principais resultados desse movimento lançamos o programa Consórcio Empreendedor e incrementamos substancialmente o apoio aos 40 projetos de desenvolvimento local e 24 Arranjos Produtivos Locais em todo estado de São Paulo, respeitando as vocações produtivas regionais e fortalecendo a competitividade de cada um destes grupos.


O Sebrae-SP está comprometido com essa estratégia e se posiciona como hub que vai acelerar as transformações tão necessárias para chegar ao desenvolvimento sustentável necessário neste momento e no futuro.


Tirso Meirelles é presidente do Sebrae-SP.


*Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.  


compartilhe

navegação de notícias

notícias recentes

Tags

melhores escolhas dos leitores

categorias

notícias mais populares

siga-nos