As relações institucionais e governamentais para a construção de uma nova cidade

Toda organização formada na sociedade civil tem, ao fim e ao cabo, o objetivo de construir transformações positivas para a cidade, o estado e o país. As pessoas se mobilizam e, coletivamente, buscam promover avanços e melhorias para o ambiente em que vivem. No âmbito do poder executivo, é fundamental estabelecer relações com essas entidades. As relações institucionais fazem parte da vida pública. Um governo deve dialogar com todas as representações, inclusive com as organizações empresariais. Aqui, na Prefeitura de Porto Alegre, mantemos diariamente conversas e encontro com os mais diversos setores e segmentos. E dessas relações surgem muitas contribuições e ações práticas para a cidade.

Um bom exemplo é a campanha de vacinação. Com o apoio da PUCRS, BarraShopping, BIG e Bourbon, viabilizamos a aplicação das doses no formato drive-thru, que contou ainda com uma ajuda enorme do Exército Brasileiro na parte logística. Além disso, no auge do inverno, em uma parceria com o Sport Club Internacional, utilizamos o Ginásio do Gigantinho como abrigo para acolher moradores em situação de rua. Foram dezenas de instituições participando dessa ação, que ofereceu banho, comida, roupas e encaminhamento para entrevista de emprego a essas pessoas. Tudo isso só foi possível graças às boas relações construídas com as entidades.


Da mesma forma, como um governo de diálogo, estamos sempre abertos a receber representantes de setores da iniciativa privada. É natural que um grupo que trabalhe com inovação, por exemplo, possa ter contato com a Prefeitura tentando mostrar que novas tecnologias podem melhorar a vida das pessoas, com boas soluções para a cidade. Se o governo vai aproveitar as ideias ou não, cabe aos gestores decidirem. Mas esse é o processo de relacionamento que deve existir, com muita transparência.


Como a máquina pública ainda possui inúmeras amarras que impedem os governantes de realizarem ações na velocidade desejada, são as boas relações com a sociedade civil organizada que permitem construir soluções céleres e eficazes.


Sebastião Melo é advogado, político e atual prefeito de Porto Alegre. Foi vereador da cidade de Porto Alegre entre 2001 a 2012 e vice-prefeito da capital gaúcha de 2013 a 2017, durante a gestão de José Fortunati. Em 2018, foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul, cargo que exerceu até 2021.


*Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.  


compartilhe

navegação de notícias

notícias recentes

Tags

melhores escolhas dos leitores

categorias

notícias mais populares

siga-nos