Reforma Tributária: redução da dívida e resultados

O economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, acredita que a reforma tributária é necessária para melhorar o ambiente de negócios a partir da redução da complexidade do sistema. Confira os principais trechos da entrevista:

ABRIG: Qual a importância de uma reforma tributária ampla para a economia brasileira?


ALEX AGOSTINI: Não só para a economia brasileira, mas toda a economia emergente que ainda está passando por um processo de estruturação, crescimento econômico, desenvolvimento econômico, e que, infelizmente, tem uma carga tributária elevada, é importante modernizar esse complexo sistema tributário. No Brasil, as empresas gastam em torno de 1.500 horas para contabilizar, levantar informações e realizar pagamentos dos impostos. Perdemos competitividade e o custo do produto fica muito caro. Por isso, é importante uma reforma tributária.


ABRIG: Avaliam que as propostas discutidas até agora, incluindo a do Imposto de Renda, podem melhorar o ambiente de negócios do país?


ALEX AGOSTINI: Com certeza. Nessa reforma está se discutindo a redução de subsídios, por exemplo. Isso acaba tirando o benefício de alguns setores da economia e você consegue fazer com que tenha uma redução da carga tributária total. Isso ajuda o ambiente de negócios pois reduz o preço dos produtos, já que os impostos caem. Com isso, gera-se emprego, renda e o ambiente de negócios melhora, beneficiando toda a cadeia produtiva.


ABRIG: A prioridade dada pelo governo e Congresso até agora para o tema tem sido positiva ou negativa?


ALEX AGOSTINI: Se olharmos para a necessidade de avançar na modernização do sistema, claro que é positivo. Agora, será que vai surtir o efeito desejado, em termos de redução de toda essa complexidade? É claro que precisamos melhorar, mas vai depender do resultado [das propostas].


ABRIG: Como as propostas discutidas até o momento podem impulsionar o país e atrair mais investimentos?


ALEX AGOSTINI: O Brasil ainda passa por uma crise de confiança. O ambiente político está bastante conturbado e isso atrapalha o ambiente de negócios e a atração de investimentos.  Mas, somos um país muito promissor em termos de negócios. O que precisa melhorar é a questão da confiança. A reforma tributária acaba ajudando o ambiente de negócios porque reduz não só o custo de produção, como o operacional.


ABRIG: Com uma eventual aprovação de uma reforma tributária, quando é possível sentir esse impacto?


ALEX AGOSTINI: O país ainda não está preparado para uma redução de impostos. Temos uma classe trabalhadora que ganha pouco e tributamos muito bens e serviços, com uma renda muito baixa. O governo está extremamente endividado desde 2014, com déficit primário. Isso é preocupante. Engana-se quem fala ou alimenta o discurso de que a reforma tributária é para reduzir impostos. Não é o que vai acontecer agora. Isso seria possível, talvez em 2025, fazendo uma reforma agora que pudesse reduzir essa complexidade. E num segundo momento, com o país já crescendo, reduzir o endividamento e a carga tributária total.


Alex Agostini é economista com formação pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco e extensão pela Universidade de São Paulo (USP), MBA em Gestão Estratégia e Econômica de Negócios pela FGV-SP.


*Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.  


compartilhe

navegação de notícias

notícias recentes

Tags

melhores escolhas dos leitores

categorias

notícias mais populares

siga-nos